Principais erros de uma instalação de ar-condicionado mal feita

Os principais erros dos instaladores de ar-condicionado

Seu ar-condicionado está performando mal ou gastando muita energia? Pode ser que ele tenha sido mal instalado por negligência ou falta de conhecimento dos seus instaladores. Saiba como reparar.

Uma instalação bem sucedida de um conjunto de ar-condicionado leva em conta uma série de critérios e procedimentos para garantir o bom funcionamento e a performance do seu equipamento, bem como sua durabilidade e o consumo de energia.

Uma instalação mal feita pode inclusive acarretar a perda da garantia.

Abaixo estão alguns dos procedimentos mais negligenciados na hora de instalar um sistema de climatização de ar.

  1. Não execução do vácuo, procedimento imprescindível para o correto funcionamento do sistema.
  2. Utilização de fluídos refrigerantes de baixa qualidade, mais baratos e menos eficientes, que podem comprometer o equipamento.
  3. Não realizar teste de estanqueidade utilizando nitrogênio industrial antes de iniciar o funcionamento do ar, evitando futuras perdas de fluído refrigerante, assim como a necessidade de diversas manutenções.
  4. Não colocar terminais elétricos, tanto na evaporadora quanto na condensadora, erro que pode gerar a perda da garantia do ar-condicionado.
  5. Não respeitar as distâncias exigidas pelo fabricante do posicionamento dos equipamentos, em relação às paredes, altura, obstruções, etc.
  6. Colocar o tubo de dreno mais alto que a evaporadora (parte interna) ocasionando vazamentos e impossibilidade de uso.
  7. Errar o nível (alinhamento) dos equipamentos, causando descompasso em seu funcionamento e diminuição da vida útil.
  8. Utilizar as mesmas mangueiras nos equipamentos de manutenção para máquinas com fluídos refrigerantes diferentes (R22, R410A, M099, etc.), causando contaminação do sistema e reduzindo sua vida útil.
  9. Colocar excesso de fluído refrigerante (gás) no sistema, podendo causar calço hidráulico, danificando o compressor, a parte mais cara do aparelho.
  10. Colocar baixa carga de fluído no sistema, o que sobrecarrega o funcionamento do aparelho, exigindo mais do compressor, não promovendo a troca ideal de temperatura desejada pelo usuário, o que reduz drasticamente a vida útil do aparelho e aumenta significativamente o gasto com energia elétrica.
  11. Colocar as linhas de sucção e evaporação isoladas no mesmo isolante térmico, causando baixa eficiência do sistema e aumento do consumo de energia.

.

A Make Clean oferece o serviço de verificação e adequação de instalações já realizadas, de forma a recuperar a performance, a durabilidade e a garantia de seu equipamento.

Na maioria dos casos, estas falhas podem ser reparadas, quando tomadas as providências a tempo.

Consulte-nos para fazer uma verificação na instalação do seu aparelho de ar-condicionado.

Compartilhe este post

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on print

© 2020 Make Clean – CNPJ 27.036.525/0001-33 – Curitiba – PR